Elton Weber

Deputado apresenta projeto de fomento a empreendedores no I Fórum Estadual do Comércio 

O deputado estadual Elton Weber participou nesta segunda-feira (12), em Porto Alegre, do I Fórum Estadual do Comércio, promovido pela Federação Varejista do Rio Grande do Sul. Com presença do governador Eduardo Leite, o fórum reuniu parlamentares gaúchos, além de lideranças setoriais e empreendedores que discutiram soluções para a reconstrução do Estado e o futuro do setor.  Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul na Assembleia Legislativa, deputado estadual Elton Weber (PSB) marcou presença no painel “Impulsionando as Micro e Pequenas Empresas, que debateu acesso a crédito, capacitação, inovação e políticas de incentivo.    Ao realizar uma análise do atual momento, o deputado reforçou a urgência do avanço de um projeto de estímulo ao segmento, um dos mais atingidos nas enchentes de maio. No final do ano passado, Weber entregou ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e ao governador, o anteprojeto de um programa de fomento a pequenos negócios elaborado em parceria com do Fórum Gaúcho das Micro e Pequenas Empresas (Fortalece RS).   O texto prevê a constituição de um fundo garantidor de R$ 40 milhões para crédito de capital de giro e investimento com potencial para atender a 50 mil empreendimentos, injetando R$ 480 milhões no segmento em quatro anos.   Segundo Weber, é preciso que o Executivo dê celeridade a proposta, considerada fundamental para o desenvolvimento do setor. Além de explicar o projeto, o deputado também explanou o trabalho realizado pela Frente, criada em 2023. “O nosso colegiado nasceu com este objetivo: criar uma política estadual de fomento. Acredito que estamos no caminho certo para enfrentar os principais fatores fortalecer os pequenos negócios”.   

Parlamentar destaca aumento de agroindústrias e alerta que demora de socorro a atingidos pela enchente pode prejudicar negócios na Expointer 

Ao participar do lançamento da 47ª Expointer, nesta segunda-feira (12), em Porto Alegre, o deputado estadual Elton Weber (PSB) destacou o aumento de 20% nos expositores do Pavilhão da Agricultura Familiar, sucesso de público e venda na exposição agropecuária. Nesta edição, serão 413 empreendimentos presentes. A mostra ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.  A expectativa dos organizadores é que esta seja a Expointer da reconstrução após as enchentes de maio. Presidente da Frente Parlamentar de Defesa Agropecuária da Assembleia Legislativa, Weber ressalta que apesar do cenário otimista há muita preocupação com a demora de medidas de socorro aos agricultores familiares que após três estiagens foram duramente atingidos pelas águas. “Precisamos urgentemente da renegociação e anistia das dívidas para que possamos voltar a produzir e tocar a vida. Sem isso, as vendas, especialmente de máquinas e implementos podem ser afetadas na Expointer”.  O setor aguarda um decreto do governo federal com a especificação de medidas esperadas desde a edição da Medida Provisória que prevê auxílio da União aos agricultores. A demora motivou mobilizações recentes no Estado. Ele chama atenção para a semana crucial já que os financiamentos prorrogados em maio começam a vencer no próximo dia 15.