Ao participar do lançamento da 47ª Expointer, nesta segunda-feira (12), em Porto Alegre, o deputado estadual Elton Weber (PSB) destacou o aumento de 20% nos expositores do Pavilhão da Agricultura Familiar, sucesso de público e venda na exposição agropecuária. Nesta edição, serão 413 empreendimentos presentes. A mostra ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
A expectativa dos organizadores é que esta seja a Expointer da reconstrução após as enchentes de maio. Presidente da Frente Parlamentar de Defesa Agropecuária da Assembleia Legislativa, Weber ressalta que apesar do cenário otimista há muita preocupação com a demora de medidas de socorro aos agricultores familiares que após três estiagens foram duramente atingidos pelas águas. “Precisamos urgentemente da renegociação e anistia das dívidas para que possamos voltar a produzir e tocar a vida. Sem isso, as vendas, especialmente de máquinas e implementos podem ser afetadas na Expointer”.
O setor aguarda um decreto do governo federal com a especificação de medidas esperadas desde a edição da Medida Provisória que prevê auxílio da União aos agricultores. A demora motivou mobilizações recentes no Estado. Ele chama atenção para a semana crucial já que os financiamentos prorrogados em maio começam a vencer no próximo dia 15.