Em encontro articulado pelo deputado estadual Elton Weber, o Secretário-Executivo da AGEFA – Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas Adair Pozzebon e lideranças encaminharam uma pauta de três itens ao secretário da Casa Civil, Artur Lemos, e ao Procurador-Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.
Conforme o parlamentar, para que as escolas sejam fortalecidas e sigam formando agricultores sem comprometimento das suas atribuições e estruturas, é preciso que o Executivo apresente um projeto de lei para tornar os Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAS) entidades de interesse público para o repasse de recursos.

O grupo também solicitou a regularização do repasse de recursos do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais entre os meses de janeiro e abril e o início imediato do processo do novo convênio para 2026.
“Nós já temos o comprometimento político do governo, agora precisamos que a Procuradoria-Geral do Estado aponte os instrumentos jurídicos necessários. Esperamos um retorno ainda neste mês”, ponderou Weber.