NOTÍCIAS DA SEMANA

Subcomissão irá avaliar suspensão do uso de herbicidas hormonais no Estado A audiência pública para discutir os impactos do uso de herbicidas hormonais nas cadeias produtivas do Rio Grande do Sul ocorrida nesta quinta-feira (3), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, definiu a criação de uma Subcomissão para discutir com entidades e governos a suspensão de herbicidas como o 2,4-D bem como o intervalo temporal de aplicação e projetos de proibição do uso destes defensivos no Rio Grande do Sul. O prazo dos trabalhos será de 120 dias. Também será solicitado o reforço da fiscalização pela Secretária da Agricultura que hoje atua com 70 fiscais. Leia Mais _________________________________________ Weber alerta ao Bacen: quem produz não pode ficar sem seguro Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Elton Weber participou, na quarta-feira (2), em Brasília, da reunião com o Banco Central (Bacen) solicitada pelo deputado Heitor Schuch para tratar sobre o Proagro e o seguro rural. Também estiveram presentes o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e lideranças dos sindicatos de trabalhadores rurais. Leia Mais _________________________________________ Deputados gaúchos instalam Frente para o Fortalecimento das Relações entre Rio Grande do Sul e os Povos de Língua Alemã A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul instalará a Frente Parlamentar para o Fortalecimento das Relações entre Rio Grande do Sul e os Povos de Língua Alemã. O ato será realizado na próxima terça-feira (8), às 13h, no Memorial do Legislativo, em Porto Alegre. A iniciativa é do deputado estadual Elton Weber tendo como demais proponentes os deputados Joel Wilhelm e Airton Artus, a Frente já conta com adesão de 25 parlamentares. Leia Mais _________________________________________ Frencoop e Sistema Ocergs apresentam agenda institucional para 2025 Com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre o setor cooperativo e os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, o Sistema Ocergs, em parceria com a Frencoop-RS, apresentou, nesta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, a Agenda Institucional do Cooperativismo Gaúcho para 2025. O documento elenca as prioridades dos setes ramos do segmento no Estado, com destaque para o Agropecuário. Leia Mais _________________________________________
Subcomissão irá avaliar suspensão do uso de herbicidas hormonais no Estado

A audiência pública para discutir os impactos do uso de herbicidas hormonais nas cadeias produtivas do Rio Grande do Sul ocorrida nesta quinta-feira (3), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, definiu a criação de uma Subcomissão para discutir com entidades e governos a suspensão de herbicidas como o 2,4-D bem como o intervalo temporal de aplicação e projetos de proibição do uso destes defensivos no Rio Grande do Sul. O prazo dos trabalhos será de 120 dias. Também será solicitado o reforço da fiscalização pela Secretária da Agricultura que hoje atua com 70 fiscais. Proponente da audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber será o coordenador da Subcomissão. “Saímos com o compromisso de levar adiante soluções para problema tão sério que compromete a diversificação da produção agrícola do Rio Grande do Sul, com a deriva se alastrando sobre pomares de uva, maçã, oliveiras e a noz pecã”, enumerou Weber. A audiência foi marcada por relatos fortes dos impactos no meio rural, como abandono de áreas produtivas, recuo de projetos de expansão, queda de produtividade e renda, ameaçando inclusive a sobrevivência de cooperativas que já encontram dificuldades em obter matéria-prima. A procuradora do Ministério Público Estadual (MPE) Ana Maria Marchesan disse que o MPE vem atuando, mas que infelizmente todos os acordos produzidos não tiveram o efeito desejado e que as denúncias criminais não evoluem no Judiciário. O diretor executivo da Fecovinho, Hélio Marchioro defendeu a diversificação produtiva tão característica do Rio Grande do Sul e criticou a monocultura, alertando para situação insustentável para produtores de uvas e vinhos. O consultor consultivo da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi) José Sozo manifestou preocupação com o comprometimento de empregos e renda no setor. Já o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, cobrou ação prática contra o cenário que causa abandono de áreas e afasta novos investidores. Num depoimento indignado, a presidente da Associação Vinhos da Campanha, Rosana Wagner, disse que os prejuízos se acumulam há anos e os responsáveis seguem usando erradamente os herbicidas. “Eu quero saber quem vai pagar o meu prejuízo?”
Weber alerta ao Bacen: quem produz não pode ficar sem seguro

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Elton Weber participou, na quarta-feira (2), em Brasília, da reunião com o Banco Central (Bacen) solicitada pelo deputado Heitor Schuch para tratar sobre o Proagro e o seguro rural. Também estiveram presentes o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e lideranças dos sindicatos de trabalhadores rurais. No encontro com Cláudio Filgueiras, Chefe do Departamento de Regulação Supervisão e controle das Operações do Crédito Rural e do Proagro do Banco Central e Bruno Peres, Chefe da Assessoria Parlamentar do Banco Central, ficou definida a formação de um grupo técnico para negociar. “Os projetos do deputado Heitor sobre o Proagro e o seguro são muito importantes e acredito que agora temos um caminho aberto de negociação das resoluções do Bacen que só excluem os agricultores”, reforçou Weber. O parlamentar alertou que sem a revogação de resoluções que alteraram o Proagro pode chegar a 70 mil o número de agricultores excluídos do crédito rural. “Temos que rever as resoluções se quisermos dar continuidade à produção. Não podemos deixar que alguém que produz fique sem seguro. Este ano, com certeza, vai sobrar funcionários nos agentes financeiros para receber proposta”.
Deputados gaúchos instalam Frente para o Fortalecimento das Relações entre Rio Grande do Sul e os Povos de Língua Alemã

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul instalará a Frente Parlamentar para o Fortalecimento das Relações entre Rio Grande do Sul e os Povos de Língua Alemã. O ato será realizado na próxima terça-feira (8), às 13h, no Memorial do Legislativo, em Porto Alegre. A iniciativa é do deputado estadual Elton Weber tendo como demais proponentes os deputados Joel Wilhelm e Airton Artus, a Frente já conta com adesão de 25 parlamentares. A intenção é criar um ambiente favorável para cooperação técnica em inúmeras áreas a partir das relações institucionais ocorridas durante as comemorações da Imigração Alemã no Estado no ano passado. Dentre os objetivos estão a aproximação de instituições para promoção do desenvolvimento econômico, tecnológico, científico e cultural e para o estabelecimento no Rio Grande do Sul de escritórios de representação de estados alemães. Além da presença do Consul Geral da Alemanha Marc Bogdahn, o evento contará com depoimentos da ministra de Assuntos Econômicos da Renânia-Palatinado, Daniela Schmitt e de oito autoridades alemãs sobre a importância da constituição do colegiado. Foram convidados ainda os prefeitos de 17 cidades coirmãs da Alemanha no Rio Grande do Sul. “A partir de agora teremos uma grande frente que vai nos dar unidade e dimensão para conquistar o apoio necessário às pautas que envolvem o estreitamento das relações entre o Estado e os povos de língua alemã, um trabalho incrível nos espera”, avalia Weber. No mesmo dia, pela manhã, o deputado Elton Weber representa a Assembleia Legislativa no Duale Ausbildung e a Nova Economia – Conceitos, casos e oportunidades e as relações Rio Grande do Sul-Alemanha, na PUCRS, em Porto Alegre.