Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Elton Weber participou, na quarta-feira (2), em Brasília, da reunião com o Banco Central (Bacen) solicitada pelo deputado Heitor Schuch para tratar sobre o Proagro e o seguro rural. Também estiveram presentes o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e lideranças dos sindicatos de trabalhadores rurais.
No encontro com Cláudio Filgueiras, Chefe do Departamento de Regulação Supervisão e controle das Operações do Crédito Rural e do Proagro do Banco Central e Bruno Peres, Chefe da Assessoria Parlamentar do Banco Central, ficou definida a formação de um grupo técnico para negociar. “Os projetos do deputado Heitor sobre o Proagro e o seguro são muito importantes e acredito que agora temos um caminho aberto de negociação das resoluções do Bacen que só excluem os agricultores”, reforçou Weber.
O parlamentar alertou que sem a revogação de resoluções que alteraram o Proagro pode chegar a 70 mil o número de agricultores excluídos do crédito rural. “Temos que rever as resoluções se quisermos dar continuidade à produção. Não podemos deixar que alguém que produz fique sem seguro. Este ano, com certeza, vai sobrar funcionários nos agentes financeiros para receber proposta”.