Elton Weber

NOTÍCIAS DA SEMANA

Deputado cobra agilidade de novos medidas federais para atingidos pelas enchentes O deputado estadual Elton Weber cobrou agilidade do governo federal na publicação da resolução com as condições de acesso de produtores, cooperativas, cerealistas e fornecedores de insumos ao crédito do fundo social ainda não tenha sido publicada pelo governo federal. Além da prorrogação de oito anos para as dívidas o ministro da Agricultura Carlos Fávaro sinalizou que taxa de juros seria no máximo de 10% ao ano. Leia Mais _________________________________________ Weber defende isenção de pedágio e instalação de segunda ponte na RSC 287 Integrante da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Elton Weber sugeriu, nesta semana, que a Sacyr instale uma segunda ponte provisória do Exército sobre o Arroio Grande, no KM 226 da RSC-287 em Santa Maria. Segundo o parlamentar, a estrutura está disponível. O deputado também defendeu a isenção do pagamento do pedágio no trecho. “É uma solução mais rápida já que concessionária prevê a conclusão da nova ponte só para abril de 2025.” Leia Mais _________________________________________ Parlamentar participa de Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha Presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura e Vitivinicultura da Assembleia Legislativa desde sua criação em 2015, o deputado estadual Elton Weber participa do primeiro dia do 2ºFórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha, que será realizado em 11 e 12 de setembro, no Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O parlamentar apresentará o trabalho da Frente pelo setor, como a liberação de recursos represados do Fundovitis, criado para custear ações de promoção e capacitação.  Leia Mais _________________________________________

Parlamentar participa de Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha

Presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura e Vitivinicultura da Assembleia Legislativa desde sua criação em 2015, o deputado estadual Elton Weber participa do primeiro dia do 2ºFórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha, que será realizado em 11 e 12 de setembro, no Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O parlamentar apresentará o trabalho da Frente pelo setor, como a liberação de recursos represados do Fundovitis, criado para custear ações de promoção e capacitação. Hoje, a Campanha Gaúcha é a segunda maior produtora de uvas e vinhos finos do Brasil, respondendo por quase um terço da produção nacional. Em 2023, entre as vinícolas da Associação Vinhos da Campanha Gaúcha, foram colhidos mais de 8 milhões de quilos de uvas, em uma área de aproximadamente 880 hectares. As propriedades da região também investem no enoturismo, oferecendo roteiros onde o turista pode degustar vinhos, produtos e culinária gaúcha. O enoturismo, a enogastronomia e as oportunidades no mercado brasileiro de vinhos serão alguns dos temas debatidos. O Fórum é promovido pela Unipampa em parceria com a prefeitura de Dom Pedrito, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/RS) e a Associação Vinhos da Campanha Gaúcha.

Weber defende isenção de pedágio e instalação de segunda ponte na RSC 287

Integrante da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Elton Weber sugeriu, nesta semana, que a Sacyr instale uma segunda ponte provisória do Exército sobre o Arroio Grande, no KM 226 da RSC-287 em Santa Maria. Segundo o parlamentar, a estrutura está disponível. O deputado também defendeu a isenção do pagamento do pedágio no trecho. “É uma solução mais rápida já que concessionária prevê a conclusão da nova ponte só para abril de 2025.” Durante a reunião, Leandro Conterato, diretor da Sacy disse que a instalação de uma segunda ponte provisória se trata de uma possibilidade e o que está em estudo agora é viabilidade técnica, que inclui a construção de um aterro nas cabeceiras para que a obra seja viável, o que poderia acontecer nos próximos 30 dias. A medida, segundo Weber, é essencial para amenizar os transtornos enfrentados pelos usuários da rodovia que levam pelo menos 40 minutos para cruzar a ponte provisória colocada após as enchentes de maio carregaram com estrutura que existia.

Deputado cobra agilidade de novas medidas federais para atingidos pelas enchentes

O deputado estadual Elton Weber cobrou agilidade do governo federal na publicação da resolução com as condições de acesso de produtores, cooperativas, cerealistas e fornecedores de insumos ao crédito do fundo social ainda não tenha sido publicada pelo governo federal. Além da prorrogação de oito anos para as dívidas o ministro da Agricultura Carlos Fávaro sinalizou que taxa de juros seria no máximo de 10% ao ano. A sinalização deste socorro aos atingidos pelas enchentes ocorreu durante a abertura oficial da Expointer, na última sexta-feira, mas, uma semana depois, nada aconteceu, frustrando o meio rural. “O tempo do governo definitivamente não é o tempo da agricultura, não é o tempo dos agricultores. Nós temos pressa”, enfatizou Weber, que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Após a Expointer, a Fetag/RS também manifestou aguardar a efetivação de ações anunciadas para os agricultores familiares. A expectativa da federação era que o Conselho Monetário Nacional votasse até a terça-feira que passou essas medidas e que fossem publicados decretos ajustando a primeira Medida Provisória emitida pelo governo federal.