Elton Weber

Weber assume nas comissões de Assuntos Municipais e Economia da Assembleia

O deputado Elton Weber solicitou, nesta terça-feira (28), que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) e sindicatos de trabalhadores rurais sejam convidados para a audiência pública que irá tratar da obra de duplicação da RSC-287, entre os municípios de Santa Maria e Tabaí. A audiência foi aprovada na primeira reunião da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa que Weber irá integrar pelos próximos quatro anos. O deputado também será integrante da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia, no ano passado, Weber abriu a discussão na AGERGS – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul sobre a necessidade de alterações no projeto de duplicação. Ele lembra que centenas de agricultores serão negativamente afetados com a duplicação. “Não está previsto em muitos trechos o acesso as propriedades rurais localizadas à beira e eu pergunto: como ficará?” Weber também ressaltou o trabalho do mandato para garantir o fim da cobrança de pedágio de tratores e máquinas agrícolas na rodovia, que vinha sendo cobrado pela empresa Sacyr. A suspensão só foi possível após denúncia do deputado na AGERGS, em pleito encaminhado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária.

Deputado participa de lançamento da Expoagro Afubra

O deputado Elton Weber participa, nesta sexta-feira (3), do lançamento da 21ª Expoagro Afubra, que acontece de 21 a 24 deste mês, em Rio Pardo. No ato, será apresentada a programação da exposição, considerada a maior do país voltada à agricultura familiar. A mostra terá mais de 400 expositores, entre empresas, instituições e entidades, com expectativa de público de 180 mil pessoas. Weber salienta que a Expoagro Afubra sempre ocasiona discussões importantes para a agropecuária gaúcha e destacou a presença marcante das agroindústrias familiares no evento. Um dos espaços mais concorridos no parque da Expoagro é o Pavilhão da Agricultura Familiar, inaugurado em 2019 e cuja obra foi custeada por emenda parlamentar indicada pelo deputado Heitor Schuch (PSB). O espaço reunirá 247 agroindústrias com a produção colonial como queijos, salame, cucas e sucos em 216 estandes. “Sempre é um momento importante para ouvir as demandas dos nossos agricultores familiares e também conversar sobre temas e gargalos do setor, como a estiagem. Estamos à espera de novas medidas dos governos federal e estadual para a agricultura familiar.” A programação da feira inclui o 3º Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura no dia 23, com coordenação da Associação Regional dos Sindicatos de Trabalhadores rurais do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Fetag, Sicredi e Afubra, além de atividades como palestras técnicas e exposição de máquinas e equipamentos.

Frente em Defesa dos Biocombustíveis será instalada no próximo dia 13

Será no dia 13 deste mês a instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Biocombustíveis, presidida pelo deputado estadual Elton Weber. Em encontro nesta semana, o presidente da Assembleia Legislativa Vilmar Zanchin (MDB) confirmou sua presença no ato, que ocorrerá no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na Capital, a partir das 14h. Com adesão de 42 deputados, a Frente Parlamentar em Defesa dos Biocombustíveis amplia a abrangência do trabalho realizado durante a vigência da Frente em Defesa do Pró-Etanol, cujo principal resultado foi a criação da lei de estimulo à produção no Estado. Representantes de governos e entidade estão confirmados para o ato bem como executivos da iniciativa privada. Um dos desafios do setor é aumentar a mistura de biodiesel no diesel, hoje em 10% no país. “A perspectiva é de que o governo federal adote uma política de estímulo aos biocombustíveis. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de biodiesel no Brasil e tem perdido participação no mercado pela manutenção do percentual da mistura. Precisamos de um cronograma de aumento gradual. Será mais um avanço no Estado, onde temos projetos anunciados de usinas de etanol”, explica Weber. Nos próximos quatro anos, o deputado presidirá também a Frente da Agropecuária Gaúcha, a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop-RS), a Frente Parlamentar da Fruticultura e Vitivinicultura e a Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários. As datas de reinstalação ainda não foram definidas.