O deputado Elton Weber (PSB) protocolou, nesta semana, o pedido de criação da Frente Parlamentar em Defesa e Valorização da Juventude Rural. Com a assinatura de 26 deputados, o colegiado necessita da aprovação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para ser efetivada. São exigidas pelo menos 19 assinaturas para que a frente seja aceita. A demanda consta no Pacto da Juventude Rural lançado pela Fetag-RS em julho.
O objetivo é fortalecer a juventude rural como protagonista e agente transformadora do presente e do futuro no campo através de mobilização, fomento, discussão e apresentação de políticas públicas que atendam às demandas dos jovens do meio rural. No Rio Grande do Sul, os indicadores evidenciam forte êxodo, comprometendo a sucessão rural e ameaçando a produção de alimentos e o dinamismo das economias locais.
Apenas 1,2% dos responsáveis por estabelecimentos agropecuários têm até 25 anos, conforme dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, entre 2012 e 2023 houve uma redução de 25% da população rural com idade entre 15 e 29 anos na Região Sul do país segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo IBGE.