O deputado estadual Elton Weber (PSB) participará, na sexta-feira (28), da reunião promovida pela Comissão Interestadual da Uva. A videoconferência ocorre a partir das 9h e tratará sobre o levantamento de custo de produção, questões envolvendo o cadastro vitícola e os impactos da Reforma Tributária, assunto que será abordado pelo deputado.
Os Projetos de Lei 184/2020, 185/2020 e 186/2020 que propõem a reforma foram protocolados neste mês pelo Executivo na Assembleia Legislativa com expectativa de votação até o final de setembro. No caso específico do segmento, um dos pontos mais preocupantes refere-se ao aumento da alíquota de ICMS cobrada sobre o vinho, que pelo texto subirá dos atuais 18% para 25% já em 2021.
Weber condena a elevação de alíquota, que, em sua visão, reduz a competitividade de um dos setores mais importantes da economia gaúcha, carro-chefe da economia de municípios da região da Serra, penalizando agricultores, cooperativas e indústrias. “Este projeto como está, baseado no aumento de impostos, votarei contra.”