Elton Weber

Weber participa de protesto contra importações de lácteos do Mercosul na fronteira

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber (PSB) participa, na terça-feira (1), no município de Porto Xavier, fronteira com a Argentina, do protesto organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) para pressionar os governos ao chamar a atenção aos danos que as importações de produtos lácteos de países do Mercosul estão causando no meio rural. De acordo com dados do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Fetag, entre os meses de abril e junho o preço ao produtor de leite caiu de R$ 2,79 para R$ 2,38 o litro, considerando a média simples.

O deputado, que estará representando o Parlamento no ato, argumenta que a recente resolução federal que reestabeleceu a taxa de 11,2% sobre a importação da matéria-prima para o Wey Protein de países externos ao Mercosul, e a sinalização de compra governamental de leite em pó, não mudaram o panorama. “A concorrência com a produção dos países vizinhos é desleal devido aos subsídios que eles recebem, tornando os custos de produção lá inferiores aos do Brasil”.

Weber lembra que ainda em junho quando esteve pessoalmente em Brasília (foto acima) o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, se comprometeu a buscar alternativas contra importação de lácteos do Mercosul. “É preciso tomar uma atitude mais forte, com medidas como o estabelecimento de cotas de importação, porque o desestímulo só cresceu nos últimos anos, gerando abandono da atividade” salienta o parlamentar.

Facebook
Twitter
WhatsApp