Além de confirmar seu sucesso de público e vendas desde a abertura dos portões da 47ª Expointer no último dia 24 , em Esteio, com comercialização diária, em média, 20% acima da edição passada, a agricultura familiar foi celebrada em diversos momentos pelos sua contribuição à feira em 25 anos de sua participação.
Na quarta-feira. o deputado federal Heitor Schuch, presidente da Fetag/RS na época da arrancada desta história, foi homenageado entre as 25 pessoas que contribuíram para a popularização da agricultura familiar na exposição. Na quinta, foi o dia do Parlamento gaúcho render homenagens às agroindústrias pioneiras e discutir o futuro.
Ao visitar os estandes, em número recorde neste ano – 413, o deputado Elton Weber relembrou o seu trabalho à frente da Fetag para a ampliação do Pavilhão e a melhoria das condições para que as agroindústrias pudessem ofertar na Expointer o melhor da produção colonial. Neste ano, a produção veio de 181 municípios. Ele destacou a importância do trabalho dos agricultores e das entidades.
“Nós vivemos um ciclo de profissionalização muito importante dos agricultores, de organização do movimento sindical e de dedicação dos organizadores, de diretores e coordenadores da Fetag ao longo deste um quatro de século. Que venham mais 50 anos de muito sucesso. Tenho muito orgulho de fazer parte desta evolução”.