No próximo dia 26, o deputado Elton Weber (PSB) irá ocupar o espaço do Grande Expediente da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa, a partir das 14h, para prestar uma homenagem aos 100 anos da emancipação de Flores da Cunha, município localizado na Serra Gaúcha. Em seu pronunciamento, o deputado irá resgatar a história da cidade onde vivem mais de 30 mil habitantes e sua importância econômica, social e política para o Rio Grande do Sul.
Originalmente chamada de Nova Trento, Flores da Cunha se emancipou de Caxias do Sul em maio de 1924 e em 1935, foi batizada com o atual nome em homenagem ao então governador General José Antônio Flores da Cunha. Situada na Região da Uva e do Vinho, Flores, como é carinhosamente chamada, tem fortes raízes na imigração italiana presentes em sua cultura, gastronomia e produção.
Detentora do título de maior produtora de vinhos do país e polo de enoturismo com presença de cerca de 200 vinícolas, Flores da Cunha alia tradição e modernidade, com forte diversificação econômica: uma agricultura pungente, voltada principalmente ao cultivo de videiras, frutas e hortaliças; e uma indústria consolidada, com destaque para as fábricas de móveis, metalúrgicas e confecções.
“É nosso reconhecimento obrigatório homenagear um século de uma história de trabalho, crescimento e conquistas. Um município conhecido pela sua vindima, intensamente religioso, com costumes alicerçados pela fé e trabalho, formado por um povo que preserva suas raízes, com fartura gastronômica, inúmeras vinícolas, indústria moveleira e agricultura familiar forte. Isso é Flores da Cunha”, resume Weber.