Elton Weber

Weber é confirmado vice-presidente da Frente em Defesa dos Produtores da Cadeia do Tabaco

Foto: Joaquim Moura

Ao participar da reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia do Tabaco, o deputado estadual Elton Weber reafirmou a seriedade e o empenho do trabalho em prol dos fumicultores gaúchos. O ato confirmou o parlamentar como vice-presidente do colegiado presidido pelo deputado Zé Nunes. A Frente foi criada em 2020 com o objetivo de construir propostas de políticas públicas de fomento, assistência técnica e garantia de comercialização com preço remunerador.

A principal conquista neste período foi a aprovação da legislação que mudou o local de classificação do fumo da indústria para o galpão dos fumicultores, um sistema mais justo e transparente de negociação de preço para os agricultores já que, ao classificar o fumo na propriedade, será eliminado o custo de frete de retorno que ocorria nos casos de discordância da classificação.

A Lei nº 5.958 foi promulgada em janeiro deste ano, após aprovação na Assembleia Legislativa. Contudo, na prática, sua aplicação começa a partir da próxima safra pois os contratos do sistema de integração entre empresas e produtores foram assinados anteriormente a promulgação da nova legislação. Segundo o deputado, nesta fase cabe a empresas e entidades tratar da implementação. “O desafio agora é que a legislação seja cumprida, acabando com a frustração com o baixo índice de reajuste e com o método de classificação do tabaco, essa cultura de extrema importância socioeconômica para a Região Sul, presente em cerca de 220 municípios e que abrange 75 mil famílias”.

Facebook
Twitter
WhatsApp