Elton Weber

Weber defende retorno à Bandeira Laranja em audiência com governador

O deputado estadual Elton Weber (PSB) esteve reunido na tarde desta terça-feira (16) com o governador Eduardo Leite para reforçar sua contrariedade com a mudança da bandeira Laranja para Vermelha em vários municípios da Serra e Vale do Caí que não tem internações, registram baixíssimo número de casos ou nenhum registro da Covid-19.

Os prefeitos de Bom Princípio, Fábio Persch, e de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, representaram a Amvarc e a Amserra na reunião marcada por Weber. Eles apresentaram um documento com o baixo índice de coronavírus em cada cidade e expuseram medidas de prevenção adotadas no enfrentamento da doença. “Esses municípios e sua população têm feito o dever de casa, não podem ser penalizados.”

O grupo contestou a troca de bandeira, que amplia a restrição de funcionamento de indústria e comércio. Além da baixa incidência do vírus, o deputado ponderou com o governador que as cidades em questão estão geograficamente localizadas nos extremos da região, não comprometendo o distanciamento controlado. “Nenhum município está se opondo as medidas, tanto que se existem poucos casos na região é porque o trabalho de prevenção está sendo plenamente realizado.”

Mesmo com o apelo para a troca imediata da classificação, o governador manterá a Bandeira Vermelha até o próximo sábado, o que significa que a nova análise do status ocorrerá em sete dias ao invés de 15. Segundo Weber, Leite também se comprometeu a dividir a região da Serra em microrregiões para que municípios do Vale e da Encosta da Serra possam ser enquadrados de forma diferente dos demais que estão no Centro do problema. “Diante da negativa do governador de alterar hoje a bandeira, considero importante que municípios, associações de municípios e Famurs empreendam pressão maior sobre o governo. Continuaremos a fazer o que estiver ao nosso alcance para que os municípios não continuem sendo prejudicados”, salientou Weber.

Também participaram da reunião os deputados Carlos Búrigo (MDB) e Tiago Simon (MDB).

Facebook
Twitter
WhatsApp