Elton Weber

Weber critica governos por falta de apoio ao produtor em protesto contra importação de lácteos

Indignados com a demora do governo federal em adotar medidas contra a excessiva importação de lácteos do Mercosul, produtores de leite ligados à Fetag-RS se mobilizaram nesta terça-feira (1) em Porto Xavier, mobilizando cerca de 1,5 mil pecuaristas familiares. Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha na Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber (PSB) participa desde cedo do ato, que provocou o fechamento da fronteira com a Argentina no final desta manhã.

Em seu discurso, Weber destacou que os governos federal e estadual foram alertados da gravidade da situação em diversas oportunidades nos últimos dois meses sem que tenham implementado de fato medidas de apoio ao produtor, penalizado ainda pelos altos custos e três estiagens seguidas. “Não é por falta de pauta ou saber o problema que as coisas não acontecem. Nós estamos aqui hoje para cobrar que os governos e ministérios tomem atitude, tem gente ganhando dinheiro fácil. O agricultor não quer esmola, quer condições igual para produzir”.

Entre as reivindicações estão o estabelecimento de cotas de importação, barreiras comerciais a produtos do Mercosul e negativa de benefícios fiscais para importadores de lácteos, além aquisições públicas de leite e derivados. No primeiro semestre deste ano, o Brasil importou 116 mil toneladas de leite, creme de leite e lácteos, um salto de 240% na comparação com o volume registrado no mesmo período de 2022. 

Facebook
Twitter
WhatsApp