Pela primeira vez em sua história, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) receberá a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado. Por iniciativa do deputado Elton Weber (PSB), a distinção irá homenagear os 60 anos da federação. A cerimônia ocorrerá no dia 6 de outubro, às 11h, no Parque da Expoagro Afubra, no município de Rio Pardo, durante a comemoração realizada pela Fetag.
Ex-presidente da Fetag/RS, Weber destaca o papel fundamental da organização sindical para que a categoria tenha avançado em suas lutas por uma melhor qualidade de vida, produção e renda no meio rural. Conquistas que transformaram a agricultura familiar em protagonista na produção de alimentos e reconhecida pela sociedade gaúcha.
Dentre as vitórias do movimento sindical, o deputado cita a criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), as adequações de legislações ambientais, o acesso a direitos previdenciários, como a aposentadoria, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), além de crédito para a juventude rural e projetos de habitação através da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (COOHAF).
Atualmente, a Fetag/RS representa cerca de 200 mil agricultores e agricultoras no Rio Grande do Sul, tendo 315 sindicatos de trabalhadores rurais e com suas extensões de base engloba mais de 440 municípios distribuídos em 23 Regionais Sindicais.
“Com a concessão da Medalha do Mérito Farroupilha, o Parlamento Gaúcho valoriza essa linda história de lutas e conquistas e reconhece a contribuição econômica e social dos agricultores e agricultoras familiares gaúchos, da qual eu me orgulho muito de fazer parte”, resumiu Weber.