Elton Weber

Weber cobra esclarecimentos da Área Técnica da CEEE Equatorial sobre falhas no fornecimento de energia e busca agenda com direção da empresa

Presidente da Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Elton Weber (PSB) cobrou, nesta segunda-feira (7), esclarecimentos da empresa sobre a demora no reestabelecimento da energia elétrica, falta de manutenção das redes e de indenização dos prejuízos sofridos pelos agricultores, especialmente nas Regiões Sul e Fronteira. Na próxima segunda-feira, a reunião será com a RGE.

Apesar das informações prestadas pelo assessor de Relacionamento Institucional da CEEE Equatorial Energia, Giovani Francisco da Silva, sobre os canais de relacionamento e o plano de investimentos de R$ 400 milhões previstos para este ano, a reunião deixou claro que é preciso melhorar e ampliar os meios de comunicação à disposição do consumidor e reduzir o tempo de espera por atendimento que chega a 60 horas.

Por esta razão, Weber solicitou que a direção da empresa receba presencialmente deputados da Comissão de Defesa e diretores da Fetag-RS na próxima semana. Também ficou acertado que a CEEE Equatorial Energia enviará à Fetag-RS os contatos dos 21 consultores regionais para tentar agilizar a resolução de problemas quando eles ocorrerem. 

A falta de diálogo e a demora na volta da luz foram as principais reclamações apresentadas pelo vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti. “É admissível ficar sem poder ordenhar as vacas, jogar fora a produção de leite, de carne. O agricultor precisa de respostas e investimentos nas redes” 

Indenizações

Outro ponto importante esclarecido refere-se as indenizações. Conforme o conselheiro da AGERGS, Luiz Henrique Mangeon, o consumidor deve solicitar ressarcimento de equipamentos através de processo administrativo. No caso de alimentos perecíveis, como leite e carne, pelas normas não há obrigatoriedade de indenização. Neste caso, se não houver acordo entre as partes o caminho é acionar a Justiça. “Foi um encontro bastante esclarecedor, mas precisamos construir soluções para evitar que os problemas prossigam. Mesmo que isso represente 1% dos clientes da empresa, são 1,8 mil famílias atingidas, é muita gente prejudicada ”, reforçou Weber. 

Já o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica do Ministério Público, Gustavo Munhoz sugeriu que a empresa apresente uma radiografia do plano geral de investimentos e onde estão os maiores gargalos, o que facilitará a resolução pontual de problemas. O Diretor Executivo do PROCON-RS, Rainer Grigolo, cobrou melhor divulgação pública de funcionamento dos serviços em caso de falta de energia.  

Participaram ainda da reunião representantes das Regionais Camaquã, Fronteira, Rio Pardo e Baixo Jacuí, Santa Maria, Serra do Alto Taquari e Regional Sul, além dos deputados Beto Fantinel (MDB), Faisal Karan (PSDB) e Marcus Vinicius (PP).

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