O deputado estadual Elton Weber aproveitou a presença do coordenador Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul, Milton Luis Bernardes Ferreira, em reunião da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa na terça-feira (26), em Porto Alegre, para cobrar informações sobre a vinda da comitiva do governo federal ao Rio Grande do Sul para verificar em loco as perdas dos agricultores familiares atingidos pelas enchentes.
No último dia 14, ao receber a comitiva gaúcha em Brasília, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira garantiu anistia de dívidas caso a caso, mas condicionou o benefício à análise técnica nas regiões e municípios. E garantiu que na semana seguinte viria ao Estado, acompanhado de agentes de instituições financeiras e técnicos antes de se posicionar sobre as reivindicações. “Nós temos urgência, os agricultores seguem sem condições de retomar o processo produtivo, estamos perdendo um tempo precioso”, reforçou Weber, presidente da Frente da Agropecuária Gaúcha que entregou sete reivindicações ao governo federal.
Segundo Milton Luis Bernardes Ferreira a comitiva composta pelos ministros das Comunicações, Paulo Pimenta; do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; virá na quinta-feira ao Estado, ainda sem roteiro informado, mas provavelmente com escalas em Lajeado, Roca Sales e Muçum.
Em relação a prestação de contas de ações relativas à seca, o deputado questionou que o rebate de R$ 92 milhões tenha contemplado somente operações do Custeio Pecuário, deixando de fora os investimentos. E criticou o fato de R$ 250 milhões terem sido direcionados exclusivamente para o Pronaf B, quando a grande maioria dos agricultores familiares estão em outras faixas do programa. O deputado também solicitou informações sobre o Grupo de Trabalho dos governos para falar sobre medidas estruturantes conta estiagens, como a reservação de água. O superintendente informou que o grupo está trabalhando.