Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul, o deputado Elton Weber reforçou, nesta segunda-feira (18), ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Britto, a importância do apoio do Parlamento para a regulamentação do Fundo Cooperativo dos Bombeiros, criado quando da aprovação da Lei Kiss. O documento com esta e outras reivindicações foi entregue pelo presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul), Anderson Jociel da Rosa.
Weber pondera que a partir da criação do Fundo será possível receber recursos para qualificar ainda mais a prestação deste serviço essencial para a população gaúcha. O parlamentar, autor da lei que regulamentou a atividade de Bombeiro Voluntário no Rio Grande do Sul, acrescenta que estados como Santa Catarina já implementaram os seus fundos.
O presidente Anderson Jociel da Rosa destaca que 330 municípios ainda não possuem nem os Bombeiro Militar nem Bombeiro Voluntário no Rio Grande do Sul, o que é sempre um risco para a população em caso de emergências. Pela legislação, o Fundo poderá receber aporte de recursos das esferas municipal, estadual e federal.