A última reunião no Interior do Estado da Subcomissão para discutir, alterar ou criar legislações que tratam sobre a aplicação de herbicidas hormonais nas cadeias produtivas gaúchas da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, na segunda-feira (9), em Bento Gonçalves, encerrou o ciclo em que foram ouvidos especialmente agricultores e pesquisadores. Cerca de 300 pessoas participaram dos debates.
O presidente da Subcomissão, deputado estadual Elton Weber (PSB), pôde expor a situação que ocorre em todo o Estado, onde a deriva potencializa herbicidas que se deslocam pelo ar, prejudicando áreas produtivas vizinhas, além de ter acesso a estudos, ouvir sobre alternativas e obstáculos. “Nosso papel é fazer a interação entre os evolvidos, criando soluções que serão sugeridas em diversas instâncias. Já temos vasto material neste sentido.”

Além disso, Weber pediu atenção especial para a necessidade de resguardar a diversidade produtiva. “Nós vamos ter que enfrentar essa questão. É um impacto tremendo. Não queremos ditar nada, mas precisamos resolver o problema que se arrasta há anos, destacou o parlamentar.
A partir de 16 deste mês até 7 de julho, ocorrerão seis reuniões setoriais. A apresentação do relatório final pelo deputado Adolfo Brito (PP) está prevista para 14 de agosto.