Elton Weber

Subcomissão dos herbicidas abre etapa de reuniões técnicas em Porto Alegre 

Após encerrar o ciclo de reuniões no Interior do Estado, ouvindo reuniões e pesquisadores, a Subcomissão para discutir, alterar ou criar legislações que tratam sobre a aplicação de herbicidas hormonais nas cadeias produtivas gaúchas chegou à Porto Alegre. Até julho, estão previstas sete audiências na Capital. Ao participar na segunda-feira (16) da primeira reunião técnica na Capital, o diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria Estadual da Agricultura Ricardo Felicetti reafirmou que o quadro atual de 61 fiscais é insuficiente para atender à demanda de controle do uso de defensivos agrícolas.  

A reunião contou ainda com a participação do Ministério da Agricultura, Embrapa Uva e Vinho, Emater-RS e CREA-RS. De acordo com o deputado, foram apresentadas informações importantes para o relatório final, bem como sugestões de enfrentamento. Segundo os técnicos da Emater-RS, Elder Dal e Ronaldo Carbonari, dados atuais do Inspeciona-RS, implantando em 2019, mostram total de 18.848 aplicadores treinados num universo de 46 mil no Estado, com 771 treinamentos de boas práticas para o uso de herbicidas e 2.582 inspeções de equipamentos. Eles destacaram que não fosse esse trabalho o cenário seria pior.  

Superintendente-substituto do Ministério da Agricultura no RS, José Ricardo de Matos Cunha, classificou a situação de complexa. “Se a decisão fosse simples já teria sido tomada”, resumiu ao falar das responsabilidades do Mapa na liberação da produção, exportação e importação de defensivos. Já o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Adelino Cargnin, elencou soluções de médio e longo prazo. Já o diretor financeiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), agrônomo Matheus Piato defendeu a presença de Responsável Técnico (RT) em todos os elos da cadeia produtiva. 

A próxima reunião da Subcomissão ocorre em 23 de junho com representantes de entidades dos setores produtivos. 

Facebook
Twitter
WhatsApp