Avançaram, nesta semana, dois pleitos da agricultura familiar encaminhados pelo deputado estadual Elton Weber (PSB) e pelo presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, ao Ministério da Agricultura no início de março.As proposições objetivam alteração do sistema de concessão de crédito de custeio para citricultura e dispensa de adesão ao Proagro Mais no custeio tomada por produtores de hortigranjeiros.
Em ofício, o secretário de Política Agrícola Eduardo Sampaio Marques informou que a demanda envolvendo o Proagro Mais para olericultura segue para o Banco Central, órgão responsável pela gestão do programa. Já em relação ao crédito para citricultura, a proposta será avaliada simultaneamente pelo Departamento de Crédito e Informação da Secretaria de Política Agrícola e do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle de Operações de Crédito Rural do Banco Central, já que envolve a criação de novos códigos no sistema.
Coordenador da Frente Parlamentar da Vitivinicultura e Fruticultura, Weber espera sensibilidade do governo federal para resolver a questão que prejudica os segmentos.