Com presença do Cônsul-Geral da Alemanha Marc Bogdahn e depoimentos de autoridades alemãs como o da ministra de Agricultura e Assuntos Econômicos da Renânia-Palatinado, Daniela Schmitt, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul instalou, nesta terça-feira (8), a Frente Parlamentar para o Fortalecimento das Relações entre Rio Grande do Sul e os Povos de Língua Alemã.
O ato ocorreu no Memorial do Legislativo, em Porto Alegre. O colegiado será coordenado pelo deputado Elton Weber (PSB), proponente da iniciativa junto com os deputados Joel Wilhelm (PP) e Airton Artus (PDT). A Frente já conta com adesão de 25 parlamentares. Em seu depoimento, a ministra saudou a criação do colegiado e disse esperar que esta iniciativa renda bons frutos devido a estreita relação já existente.
Nas próximas semanas será definido o cronograma das reuniões, que serão o espaço deliberativo de ações futuras. O principal objetivo é buscar a aproximação com instituições, visando a promoção do desenvolvimento econômico, tecnológico, científico e cultural. Na oportunidade, o deputado antecipou que irá propor ao governo gaúcho a coirmandade do Rio Grande do Sul com os estados alemães de Hessen e Rainfalls.

“A Frente será um espaço que além de fortalecer as atuais relações apoiará, incentivará e provocará novas iniciativas. Desde o ano passado temos feito algumas provocações, inclusive ao governo gaúcho, que a exemplo de inúmeros municípios e entidades, o Estado estabeleça coirmandade com Hessen e Rainfalls, os dois principais estados da Alemanha de onde vieram os imigrantes. Vamos levar isso ao senhor governador”, explicou Weber.
No mesmo sentindo, o deputado Joel Wilhelm refirmou a importância da constituição da Frente: “Sabemos que muitos alemães tiveram papel fundamental no desenvolvimento de muitos municípios e continuam tendo. Então temos o desafio de concentrar nesta Frente as informações todas das cidades coirmãs, essas parcerias, e realmente poder ter um espaço onde se possa debater, mas também unir estas informações do que cada município e região tem feito”
Já o deputado Airton Artus complementou: “A Frente Parlamentar é também uma forma de reconhecimento da importância e da influência da imigração alemã nas áreas da cultura, gastronomia, folclore, incluindo a música e a dança, no ensino, na religião e, também, nos processos industriais que tanto colaboraram para o Rio Grande do Sul.”
Também participaram da instalação o Subsecretário da Justiça e Integridade Institucional, Rafael Gessinger; o Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Darley José Kummer; o Diretor de Ensino do Instituto Goethe, Adrian Kissmann; prefeitos e vice-prefeitos de Nova Petrópolis, Dois Irmãos, Arroio do Meio, Igrejinha e Taquara, além de vereadores e representantes de universidades.