Weber concede medalha da 55ª Legislatura a Associação Cultural Stadtplatz

Escrito por Patrícia Meira
Criado: Terça, 16 Novembro 2021 18:50 Última Atualização: Terça, 16 Novembro 2021 18:52
Acessos: 41

A Associação Cultural Stadtplatz, com sede no município de Nova Petrópolis, foi agraciada nesta terça-feira (16) com a Medalha da 55ª Legislatura, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A homenagem, uma iniciativa do deputado Elton Weber (PSB), contou com a participação de lideranças municipais, vereadores, coristas e do prefeito de Nova Petrópolis Jorge Darlei Wolf. O presidente da Federação de Coros do Rio Grande do Sul, Eduardo da Rosa Alves, também marcou presença bem como a secretária de Cultura do Estado, Beatriz Araújo, que acompanhou o ato virtualmente.

 Proponente da outorga, o deputado Weber traçou uma linha do tempo, ressaltando a trajetória e a importância da associação na promoção de atividades culturais e no fomento ao canto coral, que preserva as tradições. Com dois coros, a Associação existe desde 2006 e realiza apresentações locais e em festivais pelo país. “Homenagear a Associação Cultural Stadtplatz me deixa muito feliz, porque são pessoas abnegadas que contribuem com a cultura, alemã, gaúcha e brasileira. Portanto, essas pessoas e essa Associação merecem demais esse reconhecimento”, justificou Weber.

Presidente da Associação Stadtplatz, Inácio Geraldo Stoffel disse que a honraria é uma motivação após a pandemia, que causou um enfraquecimento dos coros num geral. Atualmente, o Rio Grande do Sul tem cerca de 4 mil coros em atividade. Por causa da pandemia, somente neste segundo semestre está sendo possível retomar os ensaios presenciais. “É uma grande satisfação, uma alegria porque a honraria servirá como estímulo ao canto coral no Rio Grande do Sul, servirá como impulsão para outros coros continuarem a levar o canto coral aonde ele merece.”

Um dos principais desafios da Associação é dar visibilidade ao canto coral. Segundo o regente Severino Seger, a medalha tem importância fundamental neste movimento por reconhecimento público. Ele lamentou o fato de artistas renomados terem maior facilidade de acesso a verbas públicas, como as da Lei Rouanet, do que movimentos culturais, devido a maior visibilidade. “A Associação tem diversos projetos via Lei de Incentivo a Cultua (LIC), Rouanet, os coristas colaboram e promoções no decorrer do ano junto à comunidade. Mas a valorização do canto coral, do que ele representa para as comunidades, ainda não despertou como deveria a nível governamental”.

Participações:
Participaram ainda o vice-prefeito Martim Wissmann; o secretário de Administração Bruno Seger; a diretora de Cultura de Nova Petrópolis, Cândida Maldaner; o ex-presidente da Bienal de Porto Alegre e colaborador da Associação, Gilberto Schvarzmann; além do presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, e os vereadores Alexandre da Silva, Egon Ackermann e Kátia Zummach. Virtualmente, acompanharam o ato o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis, Ari Boelter; o diretor executivo da ACINP, Marcos Alexandre Streck; e o Secretário de Agricultura de Nova Petrópolis, Jorge Luiz Ludke.

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber