Weber cobra do governo estadual programa permanente contra estiagens

Escrito por Patrícia Meira
Criado: Quinta, 19 Agosto 2021 13:21 Última Atualização: Quinta, 19 Agosto 2021 13:28
Acessos: 70

O deputado estadual Elton Weber (PSB) esteve esta semana na Casa Civil e na Secretaria da Agricultura cobrando a adoção de um programa permanente de fomento à irrigação. No dia 24, fazem seis meses que na condição de presidente da Frente da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa e integrante da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa o parlamentar solicitou ao governador Eduardo Leite a criação de um programa de estado neste sentido até o plantio da safra 2021-2022.

 A previsão de La Niña a partir de novembro e seus prováveis efeitos sobre a produtividade agrícola elevam a preocupação dos agricultores familiares com a demora do governo estadual em adotar ações concretas e antecipadas de enfrentamento de estiagens no Rio Grande do Sul. A perspectiva de chuvas abaixo da média ronda especialmente os produtores de milho e soja, mas, dependendo da sua força, castiga a todas atividades. “Não queremos assistir a repetição dos problemas causados pela escassez de água. Nestas situações, perde o campo, perde a cidade, perde o comércio já que a renda da agricultura pulveriza tudo ao redor”.

A solicitação que está com o governo tem embasamento no relatório da Subcomissão de Irrigação da Comissão da Agricultura elaborado pelo deputado e aprovado no ano passado, contendo contribuições de 20 entidades, como Fetag/RS, Fecoagro e Emater. “O governador manifestou interesse em criar uma política de estado, num trabalho conjunto entre secretarias e o Parlamento. Mas até agora nada aconteceu”.

O deputado reafirma que é preciso um programa agressivo e eficaz, com previsão de subsídios para pequenos e médios produtores investirem. “Não podemos chegar a mais um verão sem perspectivas reais. Somente assim, será possível minimizar os constantes prejuízos de agricultores e do próprio Estado. Todos sabemos, o desenvolvimento econômico estadual está diretamente ligado ao desempenho da agropecuária”.

Dentre nossas principais sugestões entregues estão ação integrada entre agentes públicos, financeiros e privados para geração de energia elétrica de qualidade, já que é preciso rede trifásica com capacidade para uso de equipamentos, inclusive os de irrigação; a declaração das atividades de armazenamento de água como de interesse social em Áreas de Preservação Permanente (APP), a construção de reservatórios e a criação de uma linha de crédito subsidiado para investimento em equipamentos; a garantia de assistência técnica e extensão rural ao agricultor familiar irrigante, além da instalação de um grupo gestor permanente de acompanhamento das ações de enfrentamento de estiagens junto ao gabinete do governador.

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber