Weber agenda reunião para tratar de pautas da agropecuária gaúcha

Escrito por Patrícia Meira
Criado: Terça, 22 Junho 2021 18:57 Última Atualização: Terça, 22 Junho 2021 18:59
Acessos: 39

O deputado estadual Elton Weber agendou reunião para o dia 1º de julho com a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, sobre pautas da agropecuária gaúcha encaminhadas nos últimos meses. Entre os assuntos está o Fundo de Desenvolvimento da Ovinocultura (Fundovinos).

Coordenador da Frente da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa, Weber solicitou informações do governo em maio. O parlamentar gostaria de ter acesso a informações sobre a aplicação de recursos do Fundovinos em 2021. Criado em 1998 por meio da Lei nº 11.169 e alicerçado em contribuições da cadeia produtiva, o fundo tem como objetivo custear ações, projetos e programas da política de desenvolvimento da ovinocultura. Conforme Weber, entidades representativas desejam reativar o fundo.

O rebanho ovinho segue em queda nos últimos cinco anos no Estado, o que preocupa o segmento. Segundo dados da Secretaria da Agricultura, em 2014 eram 4.125.266 cabeças contra 3.211.171 animais em 2018. A atividade também é importante na pequena propriedade. “Mais de 82% das propriedades rurais exploram a ovinocultura de subsistência em 13 municípios com maior número de propriedades declaradas, estamos falando de um contingente bastante importante e de uma alternativa de diversificação”, analisa Weber.