Agricultura familiar pressiona governo estadual para adoção de medidas concretas de apoio para o segmento

Escrito por Patrícia Meira
Criado: Quinta, 13 Mai 2021 12:49 Última Atualização: Quinta, 13 Mai 2021 12:49
Acessos: 92

Em audiência com o chefe da Casa Civil Artur Lemos, na quarta-feira (12), o presidente da Frente da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa, deputado Elton Weber, cobrou do governo posicionamento sobre as pautas da agricultura familiar entregues ao governador Eduardo Leite em abril. O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, foi incisivo na necessidade de que as solicitações sejam atendidas o mais brevemente possível.

Weber observa que uma das reivindicações mais urgentes refere-se ao pagamento de auxílio emergencial para as agroindústrias que tiveram as vendas afetadas em razão do cancelamento de exposições agropecuárias devido a pandemia. A sugestão da federação é que o governo pague duas parcelas de R$ 1 mil cada por empreendimento.

A anistia do pagamento do Troca-Troca para agricultores de municípios afetados pela última estiagem também figura entre a prioridades da pauta. Lemos disse que diversas demandas estão em análise, mas não apresentou ainda medidas concretas.

Nas próximas semanas deve ocorrer novo encontro. “Precisamos pressionar o governo para que a pauta da agricultura familiar seja atendida o mais rápido possível”, disse Weber. Já Silva resumiu: “Seguiremos cobrando do governo até que tenhamos nossa pauta atendida, pois a agricultura e a pecuária familiar precisam de ajuda neste ano tão conturbado devido a pandemia e a estiagem”, disse Silva. Também esteve presente na reunião a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, e diretores da Secretaria da Fazenda.

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber