Weber vota contra retirada de plebiscito para venda de estatais gaúchas

Escrito por Patrícia Meira
Criado: Terça, 27 Abril 2021 18:53 Última Atualização: Terça, 27 Abril 2021 20:10
Acessos: 283

Defensor do direito de participação popular, o deputado estadual Elton Weber (PSB) votou contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 280/2019 que libera o governo do Estado de realizar plebiscito para a venda de estatais. Apesar do seu voto pela manutenção da obrigatoriedade de consulta à sociedade, a PEC foi aprovada em primeiro turno por 34 dos 55 deputados. A segunda votação deve ocorrer na segunda quinzena de maio.

Ao argumentar que não tramitam na Assembleia Legislativa projetos relativos a gestão de estatais, Weber explica que falta clareza do governo sobre qual a sua política para as empresas públicas. “Se é para retirar a possibilidade de plebiscito prevista na Constituição, nós precisaríamos saber o que o governo pretende. Hoje, seria dar carta branca para projetos que pouco conhecemos”, alerta. Weber avalia ainda que plebiscitos não significam custo extra já que podem ser realizados junto com as eleições, a cada quatro anos.

O voto de Weber contra a PEC está em sintonia com a recomendação da Executiva Estadual do PSB/RS, que se posicionou pela manutenção do plebiscito e contra a privatização da Corsan, presente em 317 municípios. Weber reafirma sua posição de venda de até 49% das ações da empresa, com manutenção do controle acionário do Estado. "A abertura de capital possibilitará capitalizar a Corsan e, assim, torná-la capaz de realizar os investimentos necessários até 2033, para atender o novo marco regulatório de saneamento básico".

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber