Deputado sugere programa de apoio para agroindústrias afetadas pelas restrições da pandemia

Escrito por TEXTO: PATRICIA MEIRA / FOTO: EVANDRO OLIVEIRA
Criado: Segunda, 19 Abril 2021 18:38 Última Atualização: Segunda, 19 Abril 2021 18:43
Acessos: 237

Em sua primeira reunião com a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, nesta segunda-feira (19), em Porto Alegre, o deputado estadual Elton Weber (PSB) encaminhou preocupações da agricultura familiar no Rio Grande do Sul.

Dentre elas, demandas apresentadas pela Fetag-RS como a necessidade de fortalecimento do Programa Troca-Troca e a urgência da criação de um programa de apoio para as agroindústrias, um dos segmentos mais afetados pelas medidas de contenção da pandemia.

Desde março de 2020, as restrições de distanciamento prejudicam fortemente os negócios devido ao cancelamento de exposições agropecuárias, o abre-fecha de pontos de comercialização como lojas, restaurantes e atrativos turísticos, além do fornecimento para a merenda escolar. Silvana Covatti prometeu encaminhar uma reunião com o Badesul para tratar sobre a viabilidade de socorro através do Feaper. "A secretária concordou que é preciso construir uma forma de apoiar os nossos agricultores. Esperamos já sentar para uma conversa com o Badesul na próxima semana", resumiu Weber.

Atualmente, o Rio Grande do Sul possui no seu programa estadual de agroindústrias familiares 1.522 empreendimentos registrados. Até agora, somente agroindústrias enquadradas nas exigências do Pronampe obtiveram acesso a recursos para capital de giro. E com limitação de acesso pela grande demanda no país. 

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber