Weber critica demora na evolução de projeto estadual de irrigação

Escrito por Patrícia Meira
Criado: Quinta, 03 Dezembro 2020 15:53 Última Atualização: Quinta, 03 Dezembro 2020 15:57
Acessos: 271

Aprovado por unanimidade na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa em 6 de agosto, o relatório da Subcomissão de Irrigação elaborado pelo deputado Elton Weber e que prevê ações concretas de enfrentamento de secas ainda não saiu da gaveta. Weber está preocupado com a demora na evolução do tema, vital para o Estado. A ideia é que as sugestões sejam a base de um programa estadual de irrigação.

"São praticamente quatro meses de espera. Para nossa tristeza, até este momento não se conseguiu avançar neste tema junto ao governador Eduardo Leite e ao secretário da Agricultura Covatti Filho, para que venha do Executivo um projeto de lei que implemente no Rio Grande do Sul um programa de Estado para combater a estiagem e promover a irrigação".

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, disse nesta quinta-feira (3) que a audiência com o governo estadual já foi solicitada e que aguarda um retorno. Weber espera que isso ocorra o mais rapidamente possível. "Muito falamos desde o ano passado sobre a seca, a estiagem, sobre perdas dos agricultores e do municípios. Temos aqui uma solução prática, mas infelizmente estamos parados", lamentou Weber.

Os encaminhamentos da Subcomissão:
Ação integrada entre agentes públicos, financeiros e privados para geração de energia elétrica de qualidade;
Construção de reservatórios de água;
Padronização de leis e simplificação de regras de licenciamento ambiental;
Declaração das atividades de armazenamento de água como de interesse social em Áreas de Preservação Permanente (APP)
Criação de linha de crédito subsidiado para investimento em equipamentos; a garantia de assistência técnica e extensão rural ao agricultor familiar irrigante;
Instalação de um grupo gestor permanente de acompanhamento das ações de enfrentamento de estiagens junto ao gabinete do governador.