Weber representa Assembleia em Seminário Gaúcho do Cooperativismo

Escrito por Patricia Cardoso | Foto: Assessoria OCERGS
Criado: Quinta, 29 Outubro 2020 17:30 Última Atualização: Quinta, 29 Outubro 2020 17:40
Acessos: 270

Presidente da Frencoop-RS, o deputado estadual Elton Weber (PSB) representou, nesta quinta-feira (29), a Assembleia Legislativa na abertura do Seminário Gaúcho do Cooperativismo realizado pelo Sescoop/RS de forma digital devido à pandemia. Em sua 19ª edição, o seminário discute a Transformação Digital no Cooperativismo, em constante busca de caminhos para um desenvolvimento cada vez mais sustentável e inovador nas sociedades cooperativas. Presencialmente, participam o presidente da Ocergs/Sescoop-RS, Vergilio Perius e o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, Covatti Filho.

O setor tem mais de 3 milhões de gaúchos ligados às cooperativas. São 444 cooperativas ativas em sete ramos, gerando 65 mil empregos no Estado. De acordo com o relatório Expressão 2020, ano-base 2019, o faturamento foi de R$ 48,9 bilhões, 1,4% de crescimento.

Weber fez um resgate histórico do grande encontro de agricultores acontecido em Feliz, em 1900, embrião do cooperativismo, destacando a evolução da comunicação até os dias atuais, com a inclusão do setor na era digital, importante ferramenta para o fortalecimento do segmento cooperativo. "Hoje estamos aqui interligados virtualmente, discutindo o cooperativismo. Há 120 anos, as pessoas não tinham outra forma de debater a não ser se encontrando. Weber reforçou a importância econômica do setor e a parceria dos deputados da Frencoop-RS. "O principal pilar de desenvolvimento econômico e social é o cooperativismo. Os números apresentados hoje confirmam o que estou dizendo. Mesmo em meio a pandemia, o setor cresceu." analisou.

Perius destacou que o cooperativismo busca sempre a inovação e neste momento de dificuldades não é diferente. "Somos pessoas que precisamos nos renovar, inovar", sintetizou. Já Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), destacou a importância do segmento cooperativo intensificar sua participação na era digital. "É fundamental que nossos líderes compreendam a transformação. A pandemia acelerou um pouco o processo dos relacionamentos digitais, mas na realidade isso vem ocorrendo há muito tempo e temos que observar essas mudanças."

Além do Seminário, com palestras e debates, também ocorre a entrega do Troféu Padre Theodor Amstad ao presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May. O Prêmio é uma iniciativa da Ocergs/Sescoop-RS que reconhece os relevantes serviços de uma personalidade do cooperativismo e que contribui, juntamente com as cooperativas, para o desenvolvimento econômico e social das comunidades. As atividades se encerram no final da tarde.

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber