Elton Weber

Impactos do uso de herbicidas hormonais serão debatidos em audiência pública na Assembleia Legislativa 

Os impactos do uso de herbicidas hormonais nas cadeias produtivas do Rio Grande do Sul estarão em debate na audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa a pedido do deputado Elton Weber (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha e da Frente Parlamentar da Vitivinicultura e Fruticultura da Assembleia Legislativa. Será no dia 3 de abril, às 9h30, no Espaço de Convergência da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.  

Inicialmente, a audiência abordaria os prejuízos causados pelo 2,4-D na vitivinicultura da Fronteira, mas desde a aprovação da audiência, em dezembro, a demanda tomou maior proporção, abrangendo diversas culturas em praticamente todo o Estado. O problema da deriva se alastra especialmente na uva, maçã, oliva e noz-pecã.    

Segundo o deputado Elton Weber, o objetivo da audiência é encaminhar soluções práticas que resolvam as perdas causadas em função da aplicação errônea dos herbicidas hormonais que potencializa a deriva, afetando produções vizinhas. Para Weber, as ações tomadas até agora, como cursos de capacitação, não tiveram resultado prático. 

O deputado defende punição para quem desrespeita as regras: “Identificado o uso fora das recomendações técnicas, que o responsável seja punido, seja produtor ou mesmo a indústria, e haja indenização de quem teve a produção prejudicada”, afirma Weber. 

São esperadas mais de cem pessoas dentre representantes de federações, como Famurs, Fetag-RS, Farsul, associações de produtores e cooperativas, indústrias de herbicidas, além de Ministério Público Estadual, Secretária da Estadual da Agricultura, Secretária de Desenvolvimento Rural, Secretária do Meio Ambiente, bem como Emater e Embrapa.  

Com a expectativa de público, se necessário, haverá transmissão por um telão na Sala Liberato Salzano Vieira da Cunha, no terceiro andar da Assemblei Legislativa. 

Facebook
Twitter
WhatsApp