O deputado estadual Elton Weber recebeu, nesta quarta-feira (12), do prefeito de Ilópolis, Edmar Rovadoschi e do presidente do Ibramate, Alberto Tomelero, o convite para participar da primeira edição da Festa da Colheita da Erva-Mate, reconhecida em lei de autoria do parlamentar, que incluiu o evento o Calendário Oficial de Estado. O evento hibrido ocorrerá no próximo dia 24, em uma propriedade familiar no município. Weber participará da programação.
Pela Lei 15.306, a Festa ocorrerá anualmente, de forma itinerante nos polos regionais Planalto e Missões, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Alto Taquari e Vale do Taquari. A primeira edição deveria ter ocorrido em 2020, mas a pandemia adiou a realização. As próximas edições serão em Venâncio Aires (2022), Novo Barreiro (2023), Erechim (2024) e Machadinho (2025).
Presidente da Frente Parlamentar da Erva-Mate da Assembleia Legislativa, Weber destacou importância da cultura. “A erva-mate que é nossa árvore símbolo, nossa cultura símbolo, tem destaque também pela questão não só cultural, social e ambiental, mas também pela questão econômica.”
O Estado é líder na produção industrial e vice-líder no cultivo. No total, são cerca de 250 indústrias, 15 mil agricultores e 150 viveiristas, além de 14 mil empregos diretos e indiretos. A safra deste ano é considerada boa, com estimativa de 300 mil toneladas de folha, o que representaram ao redor de 100 mil toneladas de erva-mate pronta.