Em reunião articulada pelo deputado estadual Elton Weber, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) reuniram-se, nesta quarta-feira (28), com técnicos das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde. Em pauta, medidas de prevenção e controle da infestação do mosquito Maruim em municípios do Litoral Norte.
A reunião deu continuidade a um encontro ocorrido em abril com a Secretaria da Saúde, quando o entendimento foi que o assunto deveria ser expandido. De acordo com a Secretária Geral da Fetag-RS, Jaciara Muller, uma das dificuldades de controle está nos bananais já que o cultivo é orgânico, impossibilitando o controle químico.

A recomendação é o uso de vinagre nestas áreas. A Secretaria da Agricultura deve emitir uma nota técnica com orientações sobre como os produtores de banana devem proceder. Paralelamente, a Secretaria da Saúde aguarda a aprovação de um projeto para estudo do mosquito e seu comportamento, o que permitirá maior prevenção no futuro.
O maruim é apontado como o principal transmissor da febre Oropouche, que pode causar febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor muscular e nas articulações, com incidência em outros estados, como São Paulo. No Rio Grande do Sul, não há casos confirmados da doença após testagens na população de mosquitos.