Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, o deputado Elton Weber (PSB) participa, nesta quinta-feira (23), às 10h30min, da reunião promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS), em sua sede, em Porto Alegre, com a presença de deputados estaduais, representantes de órgãos públicos e entidades do setor agropecuário. O objetivo é discutir soluções para a crise de preços enfrentada pelos agricultores, especialmente das cadeias do leite, trigo e arroz. A repactuação das dívidas rurais também estará em debate.
Weber reforça a importância da mobilização coletiva diante do cenário de instabilidade no meio rural. “A produção agrícola atravessa um momento crítico. Os preços pagos aos produtores, em muitos casos, não cobrem nem os custos básicos de produção. É fundamental que atuemos em conjunto para garantir renda, dignidade e condições mínimas de renda para que os agricultores permaneçam no campo”, destacou.
O parlamentar está preocupado especialmente com a situação que envolve a cadeia leiteira. Em diversas regiões, o produtor está recebendo menos de R$ 2,00 pelo litro, inviabilizando economicamente a atividade em pequenas e médias propriedades. A evasão de produtores tem se acentuado, gerando incerteza social e econômica nos municípios.
Na semana passada, a Fetag já havia reunido a Comissão Estadual do Leite e indicado uma série de ações, como a criação de cotas de importação a leite e derivados de outros países, compra pública pela Conab como forma de regulação de preços e atualização do preço mínimo de garantia da produção. O deputado reforça que, se aprovado, seu Projeto de Lei nº 356/2025, estimulará uma virada no setor, ao prever uma política pública com juros zero para investimentos em qualificação da produção.