Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, o deputado Elton Weber (PSB) esteve, nesta quarta-feira (5), em reunião com a diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Luciana Costa, no Rio de Janeiro, conversando sobre uma linha de crédito emergencial com juros subsidiados para empresas de proteína animal no Estado. Weber acompanhou parlamentares, secretários estaduais, diretores de cooperativas e representantes de entidades representativas como Asgav, Ocergs, Sicadergs e Sindilat.
“A diretoria do BNDES entendeu a situação, peculiar, extraordinária que o Estado passou, de estiagem, necessidade de trazer milho de outros estados, além da Covid. E encampou nossa proposta de uma linha de crédito de R$ 2 bilhões, com juro máximo de 6% ao ano. Eles levarão ao Congresso Nacional o apoio para a aprovação desta nova modalidade de crédito, quando se tratar de intérpretes climáticas ou catástrofes. Foi um primeiro momento de explanação de possibilidades, mas muito positivo”, explicou Weber.
A audiência foi articulada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Ernani Polo a partir do debate do Grupo de Trabalho da Proteína Animal que trata sobre medidas para amenizar a crise nas agroindústrias de aves, suínos, bovinos e lácteos. Weber destacou a sua preocupação e enfatizou a soma de esforços dos segmentos em torno deste objetivo. “ A intenção é manter mobilização permanente. Temos necessidade de ações emergenciais, de curto e médio prazo, mas também de medidas estruturantes, de longo prazo. Nova reunião do Grupo de Trabalho está marcada para o dia 17 deste mês. O Grupo de Trabalho tem até 180 dias para construir as medidas solicitadas pelos setores.