Coordenador da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop-RS), o deputado Elton Weber (PSB) buscará uma audiência conjunta com seis secretários de estado para tratar sobre demandas dos ramos agropecuário e de infraestrutura e eletrificação rural. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (22) na primeira reunião da Frente, no Espaço de Convergência da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. As reivindicações apresentadas pelo setor cooperativo envolvem as secretarias da Fazenda, da Agricultura, do Desenvolvimento Econômico, do Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e da Casa Civil.
Expansão da energia elétrica trifásica, estímulo tributário a ampliação da oferta de Internet de qualidade no meio rural, exclusão das proteínas de origem animal do FAT (Fator de Ajuste de Fruição e medidas de apoio para superação da crise causada pelas sucessivas secas e inflação, como um novo Recoop, integram a pauta a ser tratada com o governo gaúcho. “Temos que provocar a discussão para que estes temas evoluam, sem pressão não teremos alternativas ou soluções dos governos”, analisa Weber.
As reivindicações foram encaminhadas pelo gerente de Relações Sindicais e Institucionais da Ocergs, Tarcísio Minetto e pelo presidente da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), Erineo Hennemann. Também participou do encontro a vice-presidente da Federação das Cooperativas de Trabalho do RS (Fetrabalho), Etiane Clavijo. Na reunião também foi definido o cronograma de encontros da Frencoop-RS. Eles ocorreram mensalmente, provavelmente na segunda-feira do mês.