Elton Weber

Expointer: evento discute desafios e impactos do contrabando na cadeia produtiva do tabaco 

O deputado estadual Elton Weber destacou, durante o evento “Campo em Debate: o presente e o futuro da cadeia produtiva do tabaco”, os graves danos provocados pelo contrabando de cigarros, que compromete a economia, o emprego e a arrecadação pública no país. Atualmente, mais de 50% dos cigarros consumidos no Brasil são ilegais, oriundos principalmente do Paraguai, gerando uma perda superior a R$ 10 bilhões por ano em tributos e prejudicando diretamente os agricultores familiares e pequenas indústrias, que enfrentam concorrência desleal. 

O evento, realizado no dia 4, durante a Expointer, na Casa RBS, no Parque Assis Brasil, em Esteio, foi promovida pela BAT Brasil em parceria com a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar e coordenação deputado federal Heitor Schuch com mediação da jornalista Gisele Loeblein. O encontro reuniu representantes da Abifumo, Afubra, Sinditabaco, Fetag, Ministério da Indústria e Comércio, sindicatos rurais, prefeitos, vereadores, secretários e lideranças do setor produtivo. Na pauta, estiveram temas considerados críticos para a fumicultura, como o tarifaço aplicado pelos Estados Unidos às exportações brasileiras de tabaco, a regulamentação dos dispositivos eletrônicos para fumar (vapes) e os possíveis impactos da COP 11, marcada para novembro na Suíça. 

Elton Weber ressaltou ainda que o Rio Grande do Sul conta com uma lei sua que pune comerciantes que comercializam cigarros fruto de contrabando, descaminho ou adulteração, como forma de proteger o mercado formal e os empregos gerados pela cadeia do tabaco. Para ele, o evento reforçou a necessidade de intensificar a fiscalização, melhorar a integração entre os órgãos públicos e fortalecer políticas de valorização da produção nacional legalizada. 

O deputado federal Heitor Schuch destacou que o objetivo do debate foi dar voz a todos os segmentos da cadeia do tabaco, construir alternativas diante dos desafios atuais e reforçar a importância econômica e social da fumicultura para milhares de famílias no Rio Grande do Sul e no Brasil. 

Facebook
Twitter
WhatsApp