A emoção marcou a homenagem do deputado Elton Weber aos 25 anos da Coopershoes, uma das maiores produtoras de calçados da América Latina nesta segunda-feira (17), na Assembleia Legislativa em Porto Alegre. Com sede no município de Picada Café e cinco plantas industriais distribuídas no Brasil e Argentina, a Coopershoes tem capacidade produtiva de 10 milhões de pares/ano e exporta para o Uruguai, Paraguai, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador.
Em cerimônia acompanhada pelo prefeito de Picada Café, Luciano Klein; o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin; diretores da empresa, vereadores e representantes de entidades, o presidente da Coopershoes, Altamir Breda agradeceu: “Faltam palavras para expressar nosso orgulho, a homenagem do deputado Elton representa o reconhecimento do trabalho de 30 mil pessoas, diretores, colaboradores e seus familiares. Este momento renova nossa energia para seguir fazendo o melhor”.
“É uma justa homenagem do Parlamento Gaúcho a quem faz as coisas acontecerem, estas pessoas que não deixaram de lado sua vontade de vencer, não jogaram a tolha, e tomaram uma atitude” disse Weber ao referir-se a história de união para que a Coopershoes se tornasse a gigante que é hoje.
A cooperativa foi fundada por 227 trabalhadores, ex-funcionários de uma empresa calçadista que na época encerrou suas atividades. Segundo Breda o atual projeto de expansão prevê pelo menos 15 lojas físicas, a primeira delas inaugurada no começo deste mês em São Paulo.
Com dez mil colaboradores e terceirizados, a Coopershoes produz calçados vulcanizados e esportivos para marcas internacionais, como a Converse e a Topper. Desde 2001, o grupo é integrado pela Topshoes.
As unidades fabris
Garibaldi (RS)
Picada Café (RS)
Quixeré (CE)
Morada Nova (CE)
Las Flores (Argentina)