O deputado Elton Weber (PSB) reforçou nesta terça-feira (20) críticas ao descaso do governo federal em relação a renegociação das dívidas dos agricultores familiares do Rio Grande do Sul. Ao participar da mobilização em frente ao prédio em que funciona o Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Porto Alegre, o deputado lembrou a pauta da Fetag-RS e entidades está com a União desde janeiro. A mobilização organizada pela Fetag e sindicatos segue até a quinta-feira.
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha na Assembleia Legislativa, O deputado enfatizou que sequer a prorrogação dos vencimentos das parcelas do Pronaf aconteceu. “Este governo ignora o agricultor familiar, está ignorando o pedido de socorro feito em diversas oportunidades como em Ijuí, no Grito de Alerta Missões, na Expodireto, é como se nós não existíssemos, não fossemos produtores de alimento para todo o país. Este governo nos ignora solenemente”, desabafou Weber.

Além da renegociação, a pauta da Fetag-RS inclui a prorrogação das operações de crédito rural vinculadas ao Pronaf e ao Pronamp por 120 dias; a revogação de todas as resoluções que limitam e reduzem a cobertura do Proagro, impedem o enquadramento pelo CAR e inviabilizam a contratação do programa pelos agricultores; e a contagem dos anos para o teto de corte de acesso ao Proagro a partir da publicação da resolução CMN n° 5.085, de 29 de junho de 2023.