Após reunião virtual da Frente de Combate aos Privilégios da Assembleia Legislativa, 13 deputados decidiram pedir ao governador Eduardo Leite que envie à Assembleia Legislativa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) estabelecendo nova divisão de recursos entre Executivo, Legislativo e Judiciário. A proposta é que a repartição seja feita em cima do que o Estado arrecada e não sobre a previsão de orçamento. Ou seja, uma fórmula mais justa para enfrentar a longa crise financeira no Estado, que se agravou profundamente com o coronavírus.
O documento foi entregue ao presidente da Assembleia, Ernani Polo, que será o portador do pleito. Caso o governo não envie a PEC ou Poder Judiciário não aceite a nova repartição, os deputados farão eles próprios uma proposta de emenda à constituição neste sentido.
O deputado Elton Weber lembra que defende esta modificação desde o governo Sartori. “Infelizmente, alguns deputados, especialmente os do PT, não quiseram votar. Com a modificação proposta agora que cada Poder resolva como vai gerir seus compromissos, refaça seus custos, readapte suas despesas”, defende ele.