Será na quinta-feira (7), às 15h, a teleconferência entre os cinco deputados estaduais da Serra e o governador Eduardo Leite, solicitada pela preocupação dos parlamentares com a oferta de leitos de UTI na região neste momento de pandemia. Os parlamentares também cobrarão a falta de equipamentos de proteção para os profissionais da Saúde e de testes para rastreabilidade do coronavírus, além de recursos para custeio, contratação de profissionais e leitos ambulatoriais.
A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e o Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, também participam, além de representantes de nove hospitais de Caxias, Garibaldi, Vacaria, Farroupilha, Bento Gonçalves e Gramado que possuem capacidade de ampliação de leitos de UTI e os respectivos prefeitos destes municípios.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, a Serra possuia, em média, 0,57 leitos para cada 10 mil habitantes, antes da pandemia, tendo agora 0,9 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde. Portanto, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de um a três leitos para cada 10 mil pessoas.
Deputados integrantes do grupo:
Carlos Búrigo (MDB)
Elton Weber (PSB)
Fran Somensi (Republicanos)
Neri, o Carteiro (Solidariedade)
Pepe Vargas (PT)