Elton Weber

Deputados aprovam Subcomissão que irá avaliar suspensão do uso de herbicidas hormonais no Estado

Por unanimidade, os deputados da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, aprovaram, nesta quinta-feira (10), o requerimento de criação de uma subcomissão para discutir, alterar ou criar legislações que tratam sobre a aplicação de herbicidas hormonais nas cadeias produtivas gaúchas. Foram oito votos a zero.

A Subcomissão será coordenada pelo deputado Elton Weber e terá em sua composição os deputados Adão Preto Filho e Adolfo Brito. Apesar de não possuírem papel deliberativo, os deputados Luciano Silveira, Capitão Martim (Republicanos) e Miguel Rossetto participarão dos trabalhos. A primeira reunião será realizada na próxima terça-feira (15), às 13h, na Sala Salzano Vieira da Cunha, na Assembleia Legislativa para definições sobre o sistema de trabalho do grupo e estabelecimento de um cronograma de atividades.

A Subcomissão é resultado da audiência pública realizada na semana passada por solicitação do deputado Weber e que definiu com encaminhamentos a análise da suspensão de herbicidas como o 2,4-D, bem como o intervalo temporal de aplicação e projetos de proibição do uso destes defensivos no Rio Grande do Sul. O prazo dos trabalhos será de 120 dias, sem prorrogação. Ao final, haverá um relatório com recomendações.

Em sua manifestação nesta manhã o deputado pediu apoio: “Temos o compromisso de buscar soluções para este problema tão sério causado pelo uso errôneo de herbicidas que potencializam a deriva, afetando negativamente diversos setores como o da uva e vinho, maçã, oliveiras e noz pecã. Em nossa audiência acompanhamos relatos fortes dos impactos, como abandono de áreas produtivas, recuo de projetos de expansão, queda de produtividade e renda, ameaçando inclusive a sobrevivência de cooperativas que encontram dificuldades em obter matéria-prima”, resumiu Weber.”, resumiu Weber.

Facebook
Twitter
WhatsApp