Reunida nesta quarta-feira (3), a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular, presidida pelo deputado Elton Weber (PSB), decidiu manter o formato virtual das reuniões ordinárias até o fim de 2021.
E deliberou sobre o posicionamento enviado pelo INSS em resposta ao pleito da Comissão para a modificação de normas internas do instituto com o intuito de frear os golpes do crédito consignado, aplicados especialmente em aposentados rurais. Weber solicitava que as novas regras restringessem a contratação à presença física do segurado na instituição bancária.
Weber criticou a negativa de alteração sem explicações claras e a falta de ação efetiva do INSS em resolver o problema que faz milhares de vítimas no Rio Grande do Sul, segundo dossiê entregue em julho pela Fetag-RS. O parlamentar acrescenta que estuda ações mais fortes de pressão para que a situação seja modificada. A presidente da Associação de Procons Gaúchos e coordenadora do Procon de Santa Maria, Márcia Moro reforçou o posicionamento.
Além de Weber, participaram da reunião os deputados Beto Fantinel (MDB), Elizandro Sabino (PTB), Faisal Karam (PSDB), Marcus Vinícius (PP), Sérgio Peres (Republicanos), Valdeci Oliveira (PT) e Vilmar Lourenço (PSL).