Em reunião nesta segunda-feira (5) com o secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEAB) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) Milton Fornazieri, para buscar apoio à Cooperativa Piá, em Brasília, foi anunciado que cooperativas já podem acessar um crédito especial de até R$ 40 milhões. Além da sinalização de novos projetos de incentivo à produção leiteira.
Em dezembro de 2023, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceu, até 30 de junho de deste ano, por meio da Resolução nº 5.110, condições especiais para o financiamento de capital de giro às cooperativas de produção que comprovem ter pelo menos 70% do faturamento oriundo de negócios realizados com produtores de leite a elas associados.
Segundo o deputado Elton Weber, a Piá pode ser uma das primeiras cooperativas do país a ter acesso aos recursos, condicionado a aprovação de projeto a ser apresentado pela cooperativa, o que deve acontecer nas próximas semanas, de acordo com seu presidente Jorge Dinnebier. De acordo com o deputado, o encontro foi positivo. “A linha de crédito será importante neste momento de reestruturação da Piá, quando é importantíssimo alavancar e fortalecer a capacidade produtiva da cooperativa”, reforçou Weber.
Também participaram da reunião o deputado os deputados Pepe Vargas e Elvino Bohn Gass, além de representação do gabinete do deputado Heitor Schuch.