Criada em 1991, a Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) será homenageada com a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Elton Weber. A solenidade ocorrerá nesta terça-feira (6), às 13h, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grade do Sul, em Porto Alegre. Será a primeira vez na história que a comissão será reconhecida pelo Parlamento Gaúcho.
Composta por dois jovens de cada uma das 23 regionais de forma paritária, a comissão luta por políticas públicas específicas para o fortalecimento da juventude rural, principalmente crédito e subsídios para a produção. A formação de lideranças e de agentes de desenvolvimento e a adaptação às mudanças climáticas também figuram como prioridades, destaca a diretora Camila Rode. São considerados jovens homens e mulheres entre 18 e 32 anos de idade.
Ex-presidente da Fetag-RS, Weber salienta que a homenagem reconhece a organização da juventude ligada ao movimento sindical pela sustentabilidade de milhares de jovens no campo, com qualidade de vida, dignidade e garantia na geração de renda que garantam a sucessão rural no campo.