Elton Weber

Avança debate sobre protocolos para controle do javali

Avançou, nesta terça-feira (20), o debate sobre a revisão de protocolos de controle da população de javali no Estado, durante uma reunião entre o deputado estadual Elton Weber; o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva; e os secretários da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho e do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, na Secretaria da Agricultura, em Porto Alegre. A superintendente do Ministério da Agricultura no RS, Helena Pan Rugeri, e o assessor técnico de Agricultura da Famurs, Ismael Horbach, também participaram da audiência.

De acordo com o deputado, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, serão duas as frentes para tentar minimizar os danos que o descontrole populacional deste animal silvestre causa aos agricultores: a recomendação de abate sanitário em caso de cruza involuntária e o estabelecimento de regras para o consumo na propriedade da carne do javaporco, animal oriundo da cruza do javali com suíno.

As medidas em discussão terão de vir acompanhadas de mapeamento do javaporco em regiões de incidência e de normas que viabilizem a caça dos animais silvestres soltos no campo. “O agricultor não pode ser penalizado por um problema que não foi causado por ele. Além de ter prejuízos em suas plantações e criações devido à ação do javali, ele também tem animais abatidos e é multado quando acontece a cruza involuntária em sua propriedade.”

Segundo Weber, o secretário Covatti será o interlocutor junto ao Ministério da Agricultura, que disciplina o abate no país. Ele acrescentou que uma nova reunião do grupo, desta vez com presença da Patran e Ministério Público, deve ser agendada em breve. O pedido de audiência pública, feito por Weber e pelos deputados Edson Brum (MDB) e Zé Nunes (PT), ainda aguarda votação na Comissão de Agricultura, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa que se reúne nesta quinta-feira (22). Na reunião da última semana, não houve quórum para deliberação.

Facebook
Twitter
WhatsApp