É forte a mobilização de agricultores, prefeitos e vereadores para a audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa que ocorre na próxima terça-feira (27), a partir das 10h, no Espaço de Convergência, em Porto Alegre, e que tratará das notificações recebidas por donos de propriedades rurais às margens da RSC 287 para que eles realizem a regularização dos acessos. Estão previstas caravanas dos municípios de Candelária, Santa Cruz, Vera Cruz, Venâncio Aires, Vale do Sol e Novo Cabrais.
Proponente da audiência, o deputado Elton Weber (PSB) espera explicações do secretário de Parcerias e Concessões Pedro Capeluppi e da direção da Concessionária Sacyr, além de representantes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados no Rio Grande do Sul (AGERGS) e avisa: “Queremos que as notificações sejam suspensas e a regularização feita sem prejuízo ao agricultor. É um custo elevado e não vimos nem o traçado final. Não somos contra a duplicação, mas ela não pode inviabilizar a atividade agrícola”.
Além das notificações, os agricultores querem um posicionamento sobre as modificações ao projeto original da Sacyr, sugeridas por sindicatos de trabalhadores rurais, prefeituras e o mandato no primeiro semestre do ano passado, especialmente em relações a construção de passagens subterrânea para a ligação de comunidades e o deslocamento de máquinas agrícolas entre os dois lados da rodovia.