Em reunião articulada pelo deputado estadual Elton Weber (PSB), dirigentes da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (AGEFA) e a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul (ARCAFAR-RS) e da Fetag-RS entregaram ao chefe da Casa Civil Arthur Lemos e à secretária de Educação Raquel Teixeira um documento pedindo apoio para manutenção das atividades que beneficiam 941 jovens rurais e suas famílias em oito escolas e casas em 138 municípios gaúchos.
O secretário Executivo da AGEFA, Adair Pozzebon, e o presidente da ARCAFAR-RS, Wagner Rogério Bohn alertaram que com a redução de 20% no repasse do valor por aluno pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em 2023 existe o risco real de afetar as atividades. “Saímos confiantes que o governo estadual dará a devida prioridade a esta demanda, que é urgente. Queremos o devido reconhecimento da especificidade das Escolas da Pedagogia da Alternância no Rio Grande do Sul”, defendeu Pozzebon.
No encontro, o deputado frisou a importância do Estado oferecer recursos complementares à manutenção desse trabalho vital para os estudantes do campo. “Essas experiências trabalham uma perspectiva de uma educação contextualizada em tempo integral que oportuniza aos jovens formação técnica na agricultura através da pedagogia de alternância e certamente uma das ferramentas importantes para a permanência de jovens no meio rural”, justificou Weber.
Segundo Weber, o governo se comprometeu a apresentar uma análise técnica e jurídica sobre a destinação de recursos do Estado para esta finalidade. Também participou da audiência a coordenadora Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetag-RS, Maribel Costa Moreira.
Foto: Nabor Goulart / SECOM / Casa Civil