Será reinstalada, no próximo sábado (24), no auditório da Universidade de Caxias do Sul (UCS) do Campus Vale do Caí, em São Sebastião do Caí, a Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários, com objetivo de reforçar o trabalho de fortalecimento do voluntariado desenvolvido desde a criação do colegiado em 2017. A Frente trabalha articulada com a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado do Rio Grande do Sul (Voluntersul).
Composta por 39 parlamentares de partidos diversos, a Frente é presidida pelo deputado estadual Elton Weber (PSB), ex-bombeiro voluntário e autor do projeto de lei pioneiro no país que reconhece a categoria no Estado desde 2021. Atualmente, segundo dados da Voluntersul, são mais de 1,5 mil bombeiros voluntários atuando em 60 municípios onde existe a prestação do serviço. Entre os desafios de curto prazo estão o estabelecimento da grade curricular de formação e recursos para custeio de serviços e investimentos para o trabalho que garante a segurança da população.
Weber salienta a Frente continuará a lutar para ampliar e perfeiçoar o atendimento das comunidades gaúchas. Ele lembra que somente em 2022 foram mais de 37 mil emergências atendidas. O ato ocorre menos de um mês antes das comemorações do Dia do Bombeiro Voluntário no Estado, que ocorrerá em 13 de julho e marca o início da Semana Estadual de Prevenção de Acidentes na Comunidade, ambos instituídos em lei de Weber. “A Frente em Defesa dos Bombeiros Voluntários é um instrumento para que Assembleia Legislativa gaúcha esteja presente na construção de alternativas e encaminhamento de soluções, tanto de ordem conjuntural como estrutural acerca desta importante atividade de voluntariado gaúcho”.